segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Curso de extensão: Audiodescrição e as intersecções com a Educação

DADOS GERAIS


Carga horária: 60 horas/ aula (divididos em 15 encontros)
Dias da semana: Sábados
Onde: Faculdade de Educação da UFRGS (Av Paulo Gama, nº 110 – Porto Alegre)
Horário: das 8h30 às 12h30
Vagas limitadas
Período: De 16 de Março a 06 de Julho de 2013  
Público alvo: Professores, academicos, educadores em diversas áreas do conhecimento, gestores em educação, produtores culturais, artistas, comunicadores, profissionais de bibliotecas, teatros, museus e centros culturais, alunos da UFRGS ou da comunidade externa
Valor do curso: R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais)
OPÇÕES DE PAGAMENTO
a) Parcela única de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) no ato da inscrição
b) Parcela de R$ 200,00 (duzentos reais) no ato da inscrição e R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) até o dia 05/04/2013



COORDENADORES

Liliane Ferrari Giordani: Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS
Felipe Leão Mianes e Mariana Baierle - Ambos com baixa visão, desenvolvem pesquisas sobre acessibilidade  cultural, ministram cursos e workshops sobre inclusão de pessoas com deficiência. Trabalham com consultoria em acessibilidade e em audiodescrição. Dirigiram o documentário Olhares (2012), que trata do acesso à cultura por pessoas cegas e com baixa visão.


Felipe Leão Mianes Historiador pela PUCRS, mestre em Educação e doutorando em Educação pela UFRGS. Pesquisador na área de produções culturais feitas por pessoas com deficiência visual, acessibilidade e cultura acessível. Audiodescritor Consultor. Consultor de acessibilidade
Email: f.mianes@terra.com.br
Blog: www.arteficienciavisual.blogspot.com



Mariana Baierle – Jornalista pela PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS. Apresentadora do quadro “Acessibilidade” dentro do programa Cidadania da TVE. Audiodescritora Consultora. Consultora em acessibilidade
Email: mariana.baierle@uol.com.br
Blog: www.tresgotinhas.com.br


EMENTA
Conhecer e analisar as potencialidades da audiodescrição na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual,. As diferentes funções dentro da equipe de profissionais de audiodescrição. A audiodescrição em diferentes ambientes culturais, tais como cinema, teatro, espetáculos de dança, eventos ao vivo e de imagens imagens estáticas. As intersecções da audiodescrição dentro da Educação em diferentes níveis de formação.


JUSTIFICATIVA
De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, o país tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Cada vez mais avançamos no sentido de incluir esses sujeitos em nossa sociedade, lançando mão de uma série de recursos de acessibilidade e novas práticas educacionais tanto nos processos de aprendizagem, quanto nos processos de formação e capacitação de educadores para atender mais adequadamente as necessidades dessas pessoas.
Nesse sentido, ainda temos um longo caminho a percorrer no que tange a formação profissional e pessoal de indivíduos ligados à área da educação para instrumentalização e utilização da acessibilidade nos espaços culturais e/ou educacionais.
Assim, faz-se imprescindível processos de formação para que além de acesso e inclusão, as pessoas com deficiência sejam atendidas de acordo com suas necessidades.
A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras para pessoas com deficiência visual, intelectual ou outros comprometimentos. É algo muito importante para o acesso à cultura por parte dessas pessoas, além de constituir-se de um grande manancial para a aprendizagem.
Esse curso se faz necessário para auxiliar nos processos de formação de educadores e da comunidade em geral para que se conheça o recurso, bem como se possa debater as diversas possibilidades da audiodescrição e do acesso de pessoas com deficiência à cultura e à educação.


OBJETIVOS
Compreender as potencialidades da audiodescrição e sua relação com a Educação na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual;
Conhecer a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, a legislação brasileira sobre acessibilidade e audiodescrição, as regras brasileiras e estrangeiras para audiodescrição;
Analisar a audiodescrição em diferentes ambientes culturais, tais como em imagens estáticas, cinema, teatro, espetáculo de dança e eventos ao vivo;
Dialogar sobre as intersecções da audiodescrição com a educação em diferentes níveis de formação do sujeito;
Apresentar um trabalho que coloque em prática as discussões e conhecimentos trabalhados durante o curso;

PROGRAMA/ CONTEÚDO
MÓDULO 1 – Conhecendo a audiodescrição: o público-alvo, a potencialidade na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual, a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, as regras brasileiras e estranfeiras sobre audiodescrição.
MÓDULO 2 – A equipe de audiodescrição: roteirista, narrador e consultor, as diferentes atribuições e habilidades necessárias
MÓDULO 3 – Audiodescrição em diferentes ambientes culturais: imagens estáticas, cinema, teatro, espetáculos de dança e a intersecção com a educação em diferentes níveis de formação.


CRONOGRAMA

15 encontros de 4 horas/aula

16/03 - Aula1 – Apresentação do curso e cronograma
MÓDULO1 - Conhecendo a audiodescrição
23/03 - Aula2 – Pessoas com deficiência visual e o acesso à cultura: conhecendo o público e como a audiodescrição pode auxiliar na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão?
06/04 - Aula3 - A Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a legislação brasileira sobre acessibilidade e audiodescrição
– As regras brasileiras e estrangeiras sobre audiodescrição
MÓDULO2 – A equipe de audiodescriçã
13/04 - Aula4 – Roteiro e Narração de audiodescrição
(Convidadas: professoras Mimi Aragon e Marcia Caspary)
20/04 - Aula5 – Consultoria em audiodescrição: a relevância pessoa com deficiência visual na equipe de audiodescritores

MÓDULO3 – Audiodescrição em diferentes ambientes culturais
27/04 - Aula6 – Audiodescrição de imagens estáticas
(Convidadas: professoras Mimi Aragon e Márcia Caspary)
04/05 - Aula7 – Audiodescrição de cinema
(Convidadas: professoras Mimi Aragon e Marcia Caspary)
11/05 - Aula8 – Audiodescrição de teatro e espetáculos de dança
(Convidadas: professoras Mimi Aragon e Marcia Caspary)
18/05 - Aula9 – Audiodescrição ao vivo sem roteiro
(Convidadas: professoras Mimi Aragon e Marcia Caspary)
25/05 - Aula 10 – Orientação e realização dos trabalho finais em grupos
01/06 - Aula11 – Audiodescrição e a intersecção com a Educação
08/06 - Aula12 – Gravação dos trabalhos
15/06 - Aula13 – Gravação dos trabalhos
22/06 - Aula14 – Apresentação de trabalhos
29/06 - Aula15 – Apresentação de trabalhos e encerramento
06/07 – Reserva tecnica

Bibliografia
BAVCAR, Evgen. Memórias do Brasil. São Paulo: Cosac & Nail; 2003.
BRASIL, Presidência da Republica. Lei de acessibilidade: Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004. Brasília. Diário Oficial; 2004
CARDOSO, Eduardo. Recursos de acesibilidade em ambientes culturais: contextualizações e aplicações. In: CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer (org). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca  Visual; 2012 
CUTY, Jeniffer. A preservação de condições para construção dos direitos culturais. In: CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer (org). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca  Visual; 2012 
FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa e KIRST, Adriane Cristine. “Inclusão pela arte: processos de democratização do acesso de pessoas com cegueira ao museu”. In.: Revista Digital Art&. Ano VI - Número 10, 2008. 10p.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: v. 22, n. 2; UFRGS; 1997
LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Porto Alegre: Educação & Realidade; v.34, n.2 (Maio/ago 2009)
MIANES, Felipe Leão. Produções culturais de pessoas com deficiência e reivindicação da diferença; Canoas: Anais do IV Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação; 2011.
__________________ Deficiência visual, cultura e acessibilidade. CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer (org). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca  Visual; 2012 
 _________________; Soares, Mariana Baierle. De espectador a protagonista: a pessoa com deficiência visual como consultora em audiodescrição. Revista Brasileira de Tradução Visual. Recife. vol 12. n 12. (dezembro/2012) Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.rbtv.associadosdainclusao.com.br%2Findex.php%2Fprincipal%2Farticle%2Fdownload%2F154%2F259&ei=mFL1UMSoOpSA9QSY7YEY&usg=AFQjCNEFncar4Z7XuSFVqAEEXbwMlzT3Yg&sig2=gPHpuTM4XSc2fHL1bpnmSA&bvm=bv.41018144,d.eWU
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MOTTA, Livia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo. Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo; 2010
REILY, Lúcia. “História, arte, educação: reflexões para a prática de arte na educação especial”. In: Educação Especial: diálogo e pluralidade. Org. Cláudio Roberto Baptista
SHAHEED, Farida. O novo papel dos direitos culturais. Entrevista com Farida Shaheed, da ONU. In: Direitos culturais: um novo papel. Revista Observatório Itaú Cultural/OIC, n.11 (jan./abr.2011). São Paulo: Itaú Cultural, 2011, p.15-26.
Sociedade de Assistência aos Cegos. Sugestões de atividades para os alunos portadores de deficiência visual: educação artística. Sociedade de Assistência aos cegos, Fortaleza (CE). Acessado em 22/04/10. Disponível em: http://www.sac.org.br/APR_EAR.htm
YUDICE, George. A conveniência da cultura: os usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG; 2006

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